18/10/2024
Jean Piaget foi um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento infantil, dedicando-se a entender como as crianças constroem conhecimento e desenvolvem suas capacidades cognitivas. Ele propôs que esse desenvolvimento ocorre em quatro estágios distintos, que abrangem desde o nascimento até a adolescência. Compreender esses estágios pode ajudar pais e educadores a apoiar o processo de aprendizagem de maneira mais eficaz, respeitando o tempo e as necessidades de cada criança.
O primeiro estágio é o sensório-motor, que vai do nascimento até os dois anos de idade. Nesse período, os bebês exploram o mundo por meio dos sentidos e de ações motoras. É nessa fase que desenvolvem a noção de permanência do objeto, percebendo que os objetos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis. A capacidade de coordenar movimentos e ações vai se ampliando, o que constitui a base do desenvolvimento cognitivo posterior.
Dos dois aos sete anos, as crianças entram no estágio pré-operacional. Nessa fase, ocorre um grande avanço no uso da linguagem e do pensamento simbólico. As crianças começam a representar objetos e eventos por meio de palavras e desenhos, além de engajarem-se em brincadeiras de faz de conta. No entanto, seu pensamento ainda é bastante egocêntrico, dificultando a compreensão de diferentes pontos de vista.
O terceiro estágio, chamado de operações concretas, vai dos sete aos onze anos. Nesse período, as crianças começam a pensar de forma mais lógica e a resolver problemas, mas ainda precisam de referências concretas para entender conceitos complexos. É quando aprendem a reversibilidade, que é a capacidade de compreender que certas ações podem ser desfeitas. Por exemplo, entender que somar 3 a 5 é o mesmo que subtrair 5 de 8. Esse estágio marca um avanço significativo no raciocínio lógico, permitindo que a criança comece a lidar com problemas de forma mais estruturada.
Por fim, a partir dos onze anos, inicia-se o estágio das operações formais. Nesta fase, os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética, analisando situações de maneira mais complexa e dedutiva. Eles começam a elaborar hipóteses, testar ideias e imaginar diferentes possibilidades, habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
A teoria de Piaget enfatiza que as crianças não apenas absorvem conhecimento, mas o constroem de forma ativa, à medida que interagem com o ambiente. Esse processo de construção inclui a assimilação, quando a criança adapta novas informações a esquemas mentais que já possui, e a acomodação, que envolve ajustar esses esquemas para incorporar novos conhecimentos. Essa visão, baseada no construtivismo, sugere que os educadores devem criar ambientes que incentivem a curiosidade e a exploração.
Compreender os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget é fundamental para que pais e educadores possam oferecer apoio adequado às crianças, respeitando seus ritmos e estimulando suas potencialidades. O conhecimento desses estágios também facilita o reconhecimento de quando uma criança está pronta para aprender determinados conceitos, evitando pressões inadequadas e promovendo uma experiência de aprendizado mais positiva e enriquecedora. Para saber mais sobre Piaget, visite https://www.todamateria.com.br/jean-piaget/ e https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio