09/10/2024
A escuta ativa na infância não se resume apenas a ouvir o que a criança tem a dizer, mas envolve uma conexão profunda, onde os adultos demonstram atenção e empatia. Essa prática vai além de apenas captar palavras; inclui perceber emoções, linguagem corporal e o contexto por trás das falas. Ao se engajar de forma verdadeira na comunicação com os pequenos, cria-se um ambiente de confiança, onde as crianças se sentem seguras para expressar seus sentimentos e opiniões, contribuindo para uma autoestima mais saudável.
No Colégio João Paulo I, de São Paulo, essa perspectiva é valorizada. Segundo Carlos Ortencio, diretor pedagógico da escola, “ouvir as crianças com empatia é uma das chaves para formar indivíduos mais seguros e emocionalmente equilibrados”. Essa visão reflete o impacto positivo da escuta ativa no desenvolvimento infantil. Ao serem ouvidas, as crianças desenvolvem melhores habilidades de comunicação e empatia, além de adquirirem mais segurança ao enfrentar desafios.
Para os pais, adotar essa postura pode parecer difícil em meio à correria do dia a dia. No entanto, a qualidade da interação é mais importante do que a quantidade de tempo disponível. Separar alguns minutos, seja durante o jantar ou em atividades cotidianas, como brincar ou contar histórias, pode ser suficiente para praticar a escuta ativa. “A criação de momentos de escuta é fundamental para fortalecer os laços familiares e criar um espaço de diálogo entre pais e filhos”, reforça Ortencio.
A escuta ativa também desempenha um papel essencial na construção de uma base emocional sólida. Crianças que se sentem ouvidas lidam melhor com frustrações e desenvolvem resiliência ao longo do tempo. Elas aprendem a respeitar os sentimentos dos outros e a resolver conflitos de maneira mais construtiva, o que é essencial para o convívio social e para o futuro adulto.
No contexto escolar, essa prática se mostra igualmente poderosa. Educadores que ouvem ativamente seus alunos conseguem entender melhor suas dificuldades e adaptar suas abordagens pedagógicas, criando um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acolhedor. A escuta ativa na escola não significa, no entanto, abrir mão da disciplina. Ela permite que o diálogo e o respeito floresçam, sem deixar de lado a orientação necessária para a formação das crianças. Portanto, tanto em casa quanto na escola, a escuta ativa é uma ferramenta que promove o desenvolvimento de relações mais saudáveis, preparando as crianças para serem adultos emocionalmente equilibrados e empáticos.
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