16/09/2024
Projeto Maladins transforma o aprendizado dos alunos
O Colégio João Paulo I tem se destacado no ensino de competências essenciais para a vida dos alunos. Um dos exemplos é o projeto de Educação Financeira, que introduziu a moeda fictícia "Maladins" no currículo dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com idades entre 6 e 10 anos. O objetivo é ensinar, desde cedo, conceitos sobre como lidar com o dinheiro, economizar e administrar as finanças pessoais.
A educação financeira é uma competência cada vez mais reconhecida e importante. No Colégio, a utilização dos "Maladins" nas atividades simula o funcionamento de uma moeda real, permitindo que os estudantes lidem com situações reais do cotidiano. Esse aprendizado prático é o diferencial do projeto, proporcionando uma relação saudável com o dinheiro, entendendo a importância de administrar bem os recursos, evitar desperdícios e fazer escolhas conscientes.
O sucesso do projeto é evidente no entusiasmo dos próprios alunos. Eles adoram a ideia de usar os Maladins e se envolvem profundamente nas atividades. A moeda se tornou uma verdadeira motivação para que eles participem das tarefas com mais foco e dedicação, além de tornar o aprendizado de finanças algo divertido, além de compartilharem as experiências com os pais.
O projeto Maladins aborda, por fim, aspectos importantes também para a formação pessoal do aluno, como a paciência, organização e capacidade de priorizar metas, que são lições valiosas para todas as fases da vida.