29/03/2024
O Colégio João Paulo I está sempre motivado a trabalhar os valores humanos junto aos alunos, e a solidariedade é a base de vários projetos
A solidariedade é um convite a pensar no próximo com gestos de empatia, acolhimento e doação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui as práticas solidárias entre as habilidades e aprendizagens necessárias para a formação integral dos alunos. Com esse propósito e com a missão de ensinar valores, o Colégio João Paulo I desenvolve várias ações ao longo do ano.
Durante todo o mês de março e mês das mulheres a escola está trabalhando junto aos alunos, em sala de aula, sobre as mulheres da comunidade que fazem a diferença e inspiram. Assim, os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental convidaram a mamãe de duas alunas do JOPA, que faz um belo trabalho voluntário, para uma palestra sobre solidariedade.
Nathally da Silva Marcelino está à frente do projeto Família de Amigos, que faz campanhas de doação para quem precisa como escolas, hospitais, famílias em necessidade etc. “O foco é transformar doações em ações, muita gente quer doar, mas não sabe como nem para quem. Estamos com os olhos voltados para o amor ao próximo e poder acrescentar essa questão da solidariedade no coração das crianças é uma sementinha que dará bons frutos”, comenta.
Num mundo cada vez mais competitivo, com a fragmentação das relações humanas e o individualismo exagerado, a escola deve devolver nos alunos princípios e valores para terem responsabilidade e cidadania. “É um projeto que não trabalha a data, mas resgatamos o que as mulheres fazem que nos inspiram e incentivam a ajudar o próximo, pois estamos aqui também para fazer a diferença e os nossos alunos entendem isso”, explica a auxiliar de coordenação do JOPA, Elídia Zani.
Outras ações ocorrem durante todo o ano letivo, como a Olijopa, competição esportiva guiada por valores, como respeito e trabalho em equipe. Nela, os alunos também são envolvidos pela solidariedade com a arrecadação de alimentos.
Esses são apenas alguns exemplos das ações solidárias envolvendo colégio-aluno-família. Assim, o Colégio João Paulo I se orgulha em transformar positivamente a forma de pensar e agir dos estudantes.