29/07/2024
As aulas de música desenvolvem a linguagem, coordenação motora, criatividade e muito mais.
O Colégio João Paulo I enriquece o currículo escolar de diversas formas, mas uma em especial é incorporação da música no aprendizado das crianças. Os alunos do Infantil ao 5 º ano do Ensino Fundamental tem aulas de música dentro da grade curricular, uma vez por semana, sendo a musicalização infantil (até o 2º ano) e a iniciação musical com flauta doce (do 3º ao 5º ano). Além disso, os alunos têm aulas de ukulelê no período extracurricular.
Os educadores do Colégio acreditam que inserir os sons e os ritmos dentro das atividades de ensino é uma forma de estimular o desenvolvimento cognitivo, contribuir com a expressão dos estudantes, extremamente importante no quesito socioemocional. Outros benefícios da musicalização é incentivar a disciplina, a criatividade, o conhecimento cultural, enquanto contribui para o bem-estar, reduzindo a ansiedade nas crianças.
Durante as aulas alguns dos aprendizados são noções sobre notas, educação rítmica e de movimentos, ocorre a prática com os instrumentos e a apreciação musical, em que os alunos são estimulados a desenvolver a capacidade de ouvir diferentes gêneros e estilos musicais.
O sucesso da musicalização no Colégio João Paulo I é facilmente percebida na satisfação dos alunos por diversas razões, desde o prazer com a atividade até o desenvolvimento pessoal. Eles relatam que as aulas são divertidas, sentem na prática a satisfação ao aprender algo novo e desafiador, incluem também o fato das aulas serem dinâmicas e variadas, o que torna o ensino musical interessante e motivador.
Com um ensino que forma os alunos para a vida, no Colégio a musicalização complementa as atividades de ensino com uma experiência de aprendizado rica e envolvente.