22/07/2024
Conhecer lugares e poder vincular a experiência ao conhecimento adquirido em sala de aula tem sido um diferencial nas aulas do Colégio João Paulo I.
Sair do ambiente escolar e explorar museus, parques, lugares históricos e relevantes do ponto de vista do conhecimento. As possibilidades do turismo pedagógico são inúmeras, e permitir ao aluno esse tipo de experiência é uma das frentes de trabalho do Colégio João Paulo I.
Conhecido também como estudo do meio, essas visitas promovidas pela escola são fomentadoras do currículo escolar, pois permitem aprofundar temas multidisciplinares e sentir a realidade fora dos livros. Para os alunos, também é uma forma de estimular novas descobertas, melhorar a retenção do conhecimento complementando o aprendizado.
Na prática, os alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental tiveram uma experiência, assim, ao visitar Salesópolis (SP). Eles percorreram a cidade que é uma estância turística com grandes áreas verdes da Serra do Mar, de preservação ambiental, onde estão as nascentes do rio Tietê, o mais importante da história paulista. Da parte cultural e arquitetônica eles estiveram na bela Igreja Matriz de São José, inaugurada em 1911 e localizada no centro da cidade, é um dos cartões. E agregando na área de ciência, tecnologia e meio ambiente também visitaram o Museu da Energia, que é a primeira usina hidrelétrica construída no percurso do Rio Tietê, em funcionamento desde 1913.
Para o Colégio é muito interesse esse tipo de atividade extra, no intuito de entender o olhar que o aluno possui, perante o seu espaço de vivência. Como na oportunidade que os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Médio tiveram a conhecerem Santos (SP), um destino importante e enriquecedor para a história do Brasil. Visitaram o Museu do Café, a Estação Valongo, Monte Serrat e ainda teve espaço para a diversão num passeio de escuna.
E assim, o ensino atrelado à vivência promove uma leitura do mundo e instiga o estudante a ser mais crítico em relação à realidade.
Uma experiência educacional única!