15/07/2024
Reconhecendo a importância de ler e de interpretar textos, o Colégio João Paulo I aplica diferentes abordagens para estimular o gosto pelos livros.
A leitura enriquece nossa visão de mundo, estimula a compreensão e interpretação de texto, melhora a escrita e incentiva a boa comunicação. Benefícios não faltam para explorar os livros da melhor forma possível e o Colégio João Paulo I estimula ao máximo o hábito, desde cedo, em todas as etapas do ensino com atividades lúdicas, diferentes e divertidas que motivam os alunos.
Muitas vezes, de forma interdisciplinar, o Colégio expande a história de um livro com temas externos. “Inserimos a leitura no cotidiano da criança para que todas as questões sejam exploradas de forma natural e fluida, tornando a história ainda mais interessante”, explica Carlos Ortencio, diretor pedagógico do Colégio João Paulo I.
Uma atividade nesse estilo foi realizada, por exemplo, com a turma do 7º ano e uniu literatura e geografia. Os alunos leram o clássico romance “A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne e - utilizando um jogo de tabuleiro interativo - puderam revisitar cenários marcantes da história, desvendando curiosidades sobre os diferentes países visitados pelos personagens. Assim, testaram os conhecimentos sobre a obra de forma divertida e desafiadora.
Em meio a tantas iniciativas como esta, o Colégio procura incentivar a leitura desde as séries iniciais, mostrando que ler é um ato enriquecedor e prazeroso, ao contrário daquela leitura cansativa e obrigatória muitas vezes relacionada às escolas.
Para os alunos do 2º ano, o livro "A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho" foi bastante explorado nas páginas interativas e cheias de descobertas. Entusiasmados e questionando se o lobo era o vilão ou se era a Chapeuzinho, eles se divertiram bastante. Seguindo a proposta do Colégio de dar leveza e motivação para as atividades, os estudantes realizaram, ainda, um teatro de sombras com personagens da história. Assim, foi possível aprofundar no enredo, na interpretação e na criatividade dos alunos.
O uso da imaginação e da fantasia também é um recurso bastante explorado, melhorando o raciocínio, a concentração e a expressão dos alunos. E temas relevantes ganham uma abordagem ainda melhor, como foi sobre o meio ambiente. Os alunos se basearam no livro “Dr. Duverde e o planeta paciente”, de Lie Nobusa, e fizeram a criação de cartazes, divulgando-os pela escola para conscientizar sobre a importância da preservação.
O trabalho de incentivo à leitura requer dedicação e persistência, e o Colégio segue na missão de formar leitores para a vida.