Image de fundo Blor Home
menina na sala de aula, com trancinhas nos cabelos, debruçada sobre a carteira e participando, contente das atividades

Por que aprender inglês é tão importante?

21/03/2024

Autor:

O idioma inglês está mais do que integrado à nossa cultura e o quanto antes começar, melhor. E o JOPA Bilíngue, do Colégio João Paulo I vem se destacando para um aprendizado natural e efetivo da língua

O inglês é o idioma mais falado no mundo e saber essa língua estrangeira abre muitas possibilidades pessoais e profissionais. Estudos mostram que a faixa etária de alunos do Ensino Fundamental é a mais indicada para aprender uma segunda língua, mas o quanto antes começar, melhor.

Na infância, aprender uma segunda língua ajuda muito na socialização, resulta em melhor raciocínio e capacidade de concentração para os pequenos. Nessa fase, o cérebro se desenvolve incrivelmente rápido, e o inglês é assimilado ao mesmo tempo em que se desenvolve o próprio idioma nativo. Já na adolescência e juventude, falar e escrever em inglês expande o conhecimento, motiva e prepara para oportunidades pessoais de compreensão intercultural, e também profissionais visando o futuro ingresso ao mercado de trabalho.

Um exemplo de ensino bilíngue de excelência é do Colégio João Paulo I, que oferece um projeto imersivo em inglês: o JOPA Bilíngue 2024, um programa que proporciona o aprendizado diário do novo idioma e da cultura associada a ele.  São oferecidas 10 aulas semanais de vivência em inglês, cinco no currículo escolar básico e mais cinco no contraturno.

O programa engloba aula em inglês utilizando a abordagem STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art & Math), que é um modelo de ensino interdisciplinar que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Na sequência, segue com mais uma aula em inglês que pode ser esporte, dança, música, teatro, culinária ou leitura. E, depois, uma outra aula, dessa vez de acompanhamento pedagógico.

Os professores de inglês são formados e com certificação internacional. Eles irão ministrar as aulas tendo como base a abordagem: CLIL (Content and Language Integrated Learning baseado e PBL (Project-based Learning). São meios de promover conteúdo de forma multidisciplinar, unindo teoria e prática para um aprendizado efetivo.

Assim, os alunos não têm apenas aulas DE inglês, mas também aulas EM inglês, ou seja, a proposta de vivência total do idioma visando a fluência tão almejada por pais, que investem na formação dos filhos.


Voltar

COMPARTILHE:

Bem-vindo ao nosso cantinho virtual, um espaço onde a curiosidade é alimentada e as ideias ganham vida. Neste blog, embarcamos juntos em uma jornada de descobertas, explorando temas fascinantes e desvendando os mistérios que o Colégio nos reserva.

Siga-nos

Newsletter