Image de fundo Blor Home
jovem ao celular, isolado, com olhos apenas para o celular

Os impactos do uso excessivo de celular

25/03/2024

Autor:

Sinais do uso excessivo de celulares

 

Caros pais e responsáveis do Colégio João Paulo I, em uma era dominada pela tecnologia, discernir o limite entre o uso normal e excessivo de celulares pode ser um desafio. O uso exagerado de smartphones é uma preocupação crescente, especialmente entre jovens e crianças, podendo levar à nomofobia - o medo de ficar sem acesso ao celular.

Carlos Ortencio, diretor pedagógico do Colégio João Paulo I, alerta: "O uso excessivo de celulares não é apenas uma questão de tempo gasto na tela. Envolve uma dependência emocional e comportamental que pode afetar significativamente a saúde mental e o bem-estar dos alunos."

 

Para combater essa tendência, é crucial que os pais estabeleçam diretrizes claras sobre o uso de celulares em casa, incentivando atividades que promovam a interação social e o desenvolvimento pessoal longe das telas. No Colégio João Paulo I, incorporamos discussões sobre o uso responsável da tecnologia em nossa metodologia pedagógica e incentivamos atividades que fomentam habilidades sociais e colaboração.

 

 

Confira cinco sinais do uso exagerado

1) Tempo extensivo na tela
Observe se seu filho frequentemente passa horas seguidas no celular, muitas vezes sem um objetivo definido.

2) Necessidade constante de conexão
Se o seu filho sente ansiedade ou desconforto quando não está conectado é sinal de que algo está errado.

3) Prejuízo às atividades cotidianas
Deixar de realizar tarefas ou atividades de lazer por estar ocupado com o celular é um forte indício de que seu filho pode ter nomofobia.

4) Interferência nas relações sociais e acadêmicas
Fique atento para perceber se o seu filho prefere interações digitais a encontros pessoais e se apresenta dificuldades na comunicação face a face.

5) Sintomas físicos
Dores de cabeça, tensão ocular e desconforto físico decorrentes do uso contínuo podem ser sinais de nomofobia.

Compreender a nomofobia e seus efeitos é fundamental para promover um estilo de vida equilibrado. Encorajamos os pais a dialogarem abertamente com seus filhos sobre os riscos do uso excessivo de celulares e a participarem de atividades promovidas pela escola que abordam essa temática.

"Identificar e abordar o uso excessivo de celulares é vital para garantir que nossos estudantes mantenham um equilíbrio saudável em suas vidas", acrescenta Carlos Ortencio.

 

O Colégio João Paulo I está comprometido em apoiar nossos alunos e suas famílias neste desafio contemporâneo, visando um desenvolvimento integral e saudável.

Quer mais informações sobre a nomofobia? Clique nos links
camara.leg.br/radio/programas/977152-nomofobia-o-vicio-ao-celular-o-que-saber-e-como-evitar e exame.com/ciencia/nomofobia-entenda-o-que-e-o-transtorno-e-as-formas-de-minimiza-lo 

 

 


Voltar

COMPARTILHE:

Bem-vindo ao nosso cantinho virtual, um espaço onde a curiosidade é alimentada e as ideias ganham vida. Neste blog, embarcamos juntos em uma jornada de descobertas, explorando temas fascinantes e desvendando os mistérios que o Colégio nos reserva.

Siga-nos

Newsletter