10/05/2024
Colégio João Paulo I oferece aos alunos maior liberdade e repertório de disciplinas para personalizar o ensino e direcionar melhor o aluno na preparação educacional
Uma formação direcionada. No Ensino Médio do Colégio João Paulo I é assim, uma proposta que personaliza e potencializa os processos de ensino-aprendizagem, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas a mais no currículo ajudam na preparação para o vestibular e o Enem, e ainda na formação vocacional dos estudantes.
Voltado para a faixa etária entre 15 e 17 anos, o Ensino Médio tem abordagem educacional diversificada, promovendo a interdisciplinaridade através de competições acadêmicas, atividades conjuntas, itinerários formativos e eletivas oferecidas em parceria com universidades.
Um destaque especial é a disciplina eletiva “Projeto de Vida”, que trabalha o autoconhecimento e ajuda o aluno na escolha profissional. Uma vez por semana, o estudante participa de temas de reflexão sobre carreiras, mercado de trabalho, autoconhecimento e realização pessoal.
Nos 1º e 2º anos do Ensino Médio, o foco é nas metas, na escolha da profissão, carreira etc. Já no 3º ano, o foco é autoconhecimento e projeto de vida. Para as aulas, são realizados trabalhos em grupo, apresentações e projetos para engajar os alunos. “A disciplina ajuda não somente na escolha da profissão, mas nas escolhas de forma geral que eles precisarão fazer na vida. No decorrer do ano, os estudantes vão percebendo como tudo faz sentido e o quão a matéria é importante para o futuro de cada um”, explica Carlos Ortêncio.
Alinhado ao modelo no Novo Ensino Médio, o Colégio João Paulo I estimula os jovens a exercerem cada vez mais o poder de escolha para a construção de seus projetos de vida. Daí a importância da carga horária estendida e da maior flexibilização do currículo.