19/04/2024
Entre páginas e palavras: diferenças entre ler e ouvir histórias infantis
É muito importante que pais e educadores reconheçam a importância de compreender as diferenças entre ler e ouvir histórias infantis. Cada forma de interagir com as histórias traz seus benefícios únicos, moldando a experiência educativa dos alunos de maneiras complementares e enriquecedoras.
A leitura individual de histórias permite que as crianças desenvolvam uma conexão íntima com o texto. Essa atividade fortalece a autonomia, aprofunda a habilidade de leitura crítica e a compreensão textual. Ao lerem por conta própria, os alunos têm a oportunidade de criar suas próprias imagens mentais, o que estimula a criatividade e a capacidade de imaginação. A leitura também é fundamental para o desenvolvimento do vocabulário e das habilidades de interpretação de texto.
Uma experiência coletiva e emocional
Por outro lado, ouvir histórias, especialmente quando narradas por um contador experiente, transforma-se em uma vivência coletiva e emocionalmente rica. “Ao ouvir histórias, nossos alunos são imersos em um mundo de emoções e imagens vivas, proporcionadas pela expressividade do narrador”, ressalta Carlos Ortencio, diretor pedagógico do Colégio João Paulo I, de São Paulo. Esta abordagem desenvolve a empatia e a compreensão emocional, à medida que as crianças experimentam os sentimentos e perspectivas dos personagens. Ouvir histórias em grupo também promove a socialização e o compartilhamento de experiências comuns.
No Colégio João Paulo I, priorizamos a criação de um ambiente que encoraje tanto a leitura independente quanto a experiência de ouvir histórias. Escolhemos histórias que são apropriadas para a faixa etária dos alunos e enriquecemos as sessões de contação com recursos visuais e táteis, como fantoches e livros ilustrados.
As histórias na educação infantil
Reconhecemos que tanto a leitura quanto a audição de histórias desempenham papéis cruciais na educação infantil. Ambas as práticas são complementares e essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nós, do Colégio João Paulo I, estamos comprometidos em fornecer uma experiência educacional holística que valoriza tanto a leitura quanto a escuta ativa, preparando nossos alunos para um futuro repleto de empatia, imaginação e compreensão crítica.
Para saber mais sobre a importância da história infantil na educação, acesse https://www.culturagenial.com/historias-infantis-contos-para-criancas ou https://escoladainteligencia.com.br/blog/contacao-de-historias-na-educacao-infantil