03/03/2025
Inovação na educação é reconhecida por meio de projeto literário e desenvolvimento integral dos alunos.
O Colégio João Paulo I se destacou como um dos finalistas da 4ª edição do Prêmio Melhores Escolas Melhores Projetos (MEMP 2024), que visa reconhecer escolas que colocam o aluno no centro do aprendizado. O projeto do Jopa, realizado em parceria com o Expedição Literária, trouxe uma proposta inovadora de integração da literatura com a prática pedagógica. O livro O que eu estou sentindo, da editora Suinara, foi utilizado como base para discussões sobre as emoções dos estudantes. A dinâmica permitiu que cada aluno, a partir de um calendário, expressasse seus sentimentos por meio de desenhos e compartilhamentos, criando um espaço de reflexão e empatia entre os colegas.
Além disso, a educadora do projeto introduziu atividades práticas que visavam proporcionar aos estudantes recursos afetivos para lidar com emoções como ansiedade e nervosismo. A construção dessas ferramentas ajudou a oferecer maneiras tranquilas e positivas de lidar com momentos de tensão, promovendo o bem-estar emocional e a autocompreensão.
O MEMP 2024, ao reconhecer as iniciativas educacionais mais inovadoras, também destaca os outros dois finalistas da edição. O Colégio Ranieri, em parceria com a Eloin, realizou a Vivência Pedagógica – Direito de Brincar, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar e entender a importância dessa prática no processo de aprendizagem e no desenvolvimento social. O terceiro finalista foi o Colégio Oliver School, que, por meio de um projeto de (Trans)formação, também em parceria com a Eloin, trabalhou na formação continuada de educadores, estimulando o pensamento fora da caixa e promovendo uma reflexão profunda sobre as práticas pedagógicas.
O Expedição Literária, parceiro do projeto do Colégio João Paulo I, foi fundamental para garantir que os livros selecionados atendessem às necessidades pedagógicas, estimulando a diversidade e a leitura prazerosa. As obras não apenas enriqueceram o projeto pedagógico, mas também impulsionaram os alunos a desenvolverem competências como criatividade, pensamento crítico e empatia.
O Colégio João Paulo I, ao ser finalista, demonstra como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta para transformar a educação, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. O vencedor será anunciado no dia 19 de março, mas a contribuição de cada um dos finalistas já é um marco na educação brasileira.