17/04/2024
A escola tem uma proposta de ensino que envolve o esporte tanto como atividade física como social, para o desenvolvimento integral do ser humano
Uma das responsabilidades da escola é apresentar a prática esportiva para as crianças e adolescentes, estimulando o hábito de se exercitar. Com múltiplos benefícios para a saúde em geral, essas atividades também assumem um papel muito importante na questão educacional.
As escolas devem trabalhar a educação física de forma estrutural e pedagógica. O Colégio João Paulo I, por exemplo, avalia desde a melhor forma de ensinar e treinar um esporte até o princípio social, educando a lidar com valores e modos de comportamento. Esses princípios integrados contribuem para a formação social e intelectual dos estudantes.
A equipe pedagógica usa experiências práticas para trabalhar as habilidades dos estudantes tanto em grupo com individual. Um exemplo de jogos coletivos do Colégio JOPA é a Olijopa, uma grande olímpiada realizada todos os anos e que envolve os alunos em vários esportes, sempre com valores humanos colocados em prática. E no dia a dia do colégio, diversos estilos também atraem os alunos para o movimento, seja no turno ou no contraturno, como dança, ballet, judô, patins, jogos, brincadeiras e muito mais.
O JOPA tem um método pedagógico que acredita ser fundamental usar o esporte para trabalhar fatores morais como o respeito, a persistência, o cumprimento de regras. Outros pontos importantes são de ensinar a esperar a vez, saber ganhar e perder, ter tolerância, saber lidar com as emoções negativas sem descontá-las nos demais participantes do jogo.
O esporte também colabora para a saúde das crianças e jovens se desconectarem do uso excessivo de celular e telas em geral. E como parte da pedagogia escolar, movimentar o corpo traz a sensação de pertencimento, inclui o convívio com regras que ampliam na mente a noção de direitos e deveres.
Assim, o Colégio JOPA se orgulha de ter essa atuação, com o esporte criando laços de amizade, promovendo conhecimento, felicidade e princípios para todos os alunos.