24/02/2025
O objetivo é permitir que as crianças se desenvolvam de maneira integral.
No Colégio João Paulo I, a abordagem pedagógica vai além de simplesmente transmitir conteúdos: ela prioriza o aprendizado por meio de atividades lúdicas, tornando o processo mais leve e prazeroso. Afinal, a diversão é uma das maneiras mais naturais e eficientes para o desenvolvimento cognitivo e social.
Essas dinâmicas promovem uma interação saudável e colaborativa entre os pequenos e os professores compreendem que as crianças exploram novas ideias e aprimoram o pensamento lógico, como também desenvolvem habilidades importantes, como resolver problemas, trabalhar em grupo e respeitar os outros.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que o ato de brincar deve ser parte fundamental da educação infantil, pois é através dessas experiências que as crianças constroem novos conhecimentos e expandem sua visão de mundo. A BNCC reforça que deve ser incentivado como uma forma de aprendizagem, onde as crianças podem investigar, explorar e interagir de forma significativa com seu ambiente.
Além disso, as atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento da percepção e da criatividade. Por exemplo, no recreio, um jogo de equipe pode melhorar a comunicação entre os alunos, enquanto atividades de construção com blocos estimulam a coordenação motora e o pensamento espacial. Por isso, é essencial que as atividades de aprendizagem e a diversão andem de mãos dadas e no Colégio João Paulo I, esse equilíbrio é incorporado ao cotidiano escolar.