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alunos aprendendo inglês

A importância do Inglês e do Exame de Cambridge

14/02/2025

Além de oferecer excelência no ensino da língua inglês, o Colégio João Paulo I é credenciado pela Cambridge English Assessment e oferece exames para certificação internacional com validade vitalícia.

 

A proficiência em inglês nunca foi tão importante com a globalização e a expansão do mercado de trabalho. No Brasil, a língua inglesa deixou de ser vista como um simples diferencial e passou a ser essencial em muitas áreas, como negócios, ciência, tecnologia e até na vida cotidiana. O Colégio João Paulo I se destaca ao oferecer aos seus alunos a oportunidade de se prepararem e realizarem os exames de Cambridge, certificados que têm grande peso no cenário internacional e que são reconhecidos de forma vitalícia.

Desde a década de 1990, a língua inglesa tem sido considerada uma "língua franca", ou seja, uma língua de comunicação universal. Com o objetivo de avaliar e certificar a proficiência dos alunos em inglês, a Cambridge English Assessment desenvolveu um sistema de exames, que são usados em todo o mundo. A importância desses exames é que eles avaliam as quatro habilidades essenciais de um falante de segunda língua: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala.

Uma das maiores vantagens dos exames de Cambridge é que, ao contrário de outros que têm validade de apenas dois anos, os certificados são vitalícios. Isso significa que, uma vez aprovado, o aluno tem um certificado válido para o resto da vida, o que torna esse exame ainda mais valioso para aqueles que desejam abrir portas no mercado de trabalho global.

O sistema de avaliação da Cambridge é baseado no Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), desenvolvido com a colaboração da Universidade de Cambridge e do governo suíço. Este sistema classifica os níveis de proficiência linguística em três grandes categorias: básico, intermediário e proficiente, com subdivisões para melhor detalhamento. Os exames de Cambridge estão alinhados a esses níveis e ajudam a identificar em que ponto o aluno se encontra e onde ele precisa melhorar.

Além disso, ao receber o resultado do exame, o aluno obtém um feedback detalhado sobre o seu desempenho nas quatro habilidades linguísticas, o que permite identificar suas forças e áreas a serem aprimoradas.

Esses exames não apenas fornecem uma certificação internacional, mas também incentivam os alunos a buscarem um aprendizado contínuo e autossuficiente. A cada nível superado, o estudante sente um avanço em sua jornada educacional e profissional. 

Por ser um centro credenciado pela Cambridge English Assessment, o Colégio João Paulo I garante que seus alunos terão acesso a um ensino de qualidade, com professores especializados e recursos adequados para a preparação dos exames, tornando a escola uma referência para aqueles que buscam excelência no ensino do inglês.

Assista ao vídeo da explicação detalhada do CEFR. 

 

Saiba mais sobre a classificação de Níveis 

A – Básico

  • A1 - Iniciante
    É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples. É capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais: onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que têm. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor tiver fala lenta.

  • A2 - Básico
    É capaz de compreender frases isoladas e expressões simples cotidianas, como: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante. Pode fazer trocas de informações simples e diretas sobre assuntos familiares e habituais. É capaz de descrever sua formação e referir-se a assuntos relacionados com necessidades imediatas de maneira simples.

B – Independente

  • B1 - Intermediário
    É capaz de compreender as questões principais, quando usada uma linguagem clara sobre assuntos que lhe são familiares, como trabalho, escola e momentos de lazer. Pode lidar com a maioria das situações durante uma viagem para um país de língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e pessoais. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, além de expor razões e justificativas para dar sua opinião.

  • B2 - Usuário Independente
    É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. Pode comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos de forma confortável. Pode exprimir-se de modo claro e detalhado em vários temas, além de explicar um ponto de vista sobre um tema atual.

C – Proficiente

  • C1 - Proficiência Operativa Eficaz
    É capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e exigentes, reconhecendo seus significados implícitos. Pode se expressar de forma fluente e espontânea, sem precisar procurar muito pelas palavras. Usa a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode se exprimir sobre temas complexos de forma clara e bem estruturada, mostrando domínio dos mecanismos de organização e coesão do discurso.

  • C2 - Domínio Pleno
    É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. Pode se expressar espontaneamente, de modo fluente e preciso, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.





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