03/02/2025
Além das disciplinas tradicionais, como leitura, matemática e ciências, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) agora também vai avaliar competências digitais.
O Colégio João Paulo I está sempre atento às mudanças no campo educacional e se dedica a preparar seus alunos para os desafios do futuro. As atividades que estimulam o desenvolvimento habilidades tecnológicas têm sido um pilar importante para a escola. Nesse sentido, vale informar sobre uma importante novidade que entrará em vigor no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma avaliação internacional aplica a estudantes de 15 anos.
Com o foco tradicionalmente em três áreas principais: leitura, matemática e ciências, a partir deste ano, o exame também passará a avaliar a capacidade dos alunos em resolver problemas usando ferramentas digitais, colaborar em ambientes virtuais e tomar decisões com base em dados.
Essa mudança faz parte do esforço da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coordena o Pisa, para verificar se os jovens possuem o "letramento tecnológico" necessário para enfrentar os desafios do mundo digital. A ideia é medir a habilidade dos estudantes de aplicar a tecnologia de maneira eficaz e criativa.
O novo formato da avaliação, chamado Pisa Digital, vai desafiar os alunos a usarem ferramentas computacionais para resolver problemas cada vez mais complexos. A prova foi estruturada para que as questões fiquem mais difíceis conforme o aluno avança, o que permite medir como ele aplica seus conhecimentos de tecnologia na prática, de maneira lógica e estratégica.
Com esse aumento de complexidade, fica claro que as habilidades digitais vão ser cada vez mais essenciais. Isso destaca a importância de as escolas estarem preparadas para estimular os alunos a se desenvolverem nesse sentido, para que estejam à altura dos desafios do futuro.
O Colégio João Paulo I reconhece a importância do letramento digital na formação dos alunos e tem investido no desenvolvimento dessas competências. A inclusão das habilidades tecnológicas no Pisa 2025 reforça o compromisso em preparar os estudantes para os desafios do mundo digital, promovendo o uso estratégico da tecnologia para a aprendizagem e a tomada de decisões.
O Pisa, que já existe há 25 anos e é realizado a cada três anos, terá sua próxima edição aplicada em 2025, no primeiro semestre. Os resultados serão divulgados em 2026, e com essa nova avaliação, o exame se adapta ainda mais à realidade atual, onde a tecnologia é parte fundamental do cotidiano e do aprendizado dos estudantes.