10/04/2024
Muito além da diversão, atividades contribuem significativamente para a saúde e o desenvolvimento pessoal. O Colégio João Paulo I promove há 36 anos a Olijopa, com objetivo de integrar esporte e valores humanos na comunidade escolar
Os benefícios do exercício físico são inúmeros e vão muito além da saúde. Ele é indicado para todas as idades, desde que realizado de forma gradativa, respeitando as condições corporais e as limitações de cada pessoa. Para as escolas, o estímulo ao esporte engloba saúde, desenvolvimento humano e espírito esportivo. Afinal, a educação física contribui no rendimento escolar e na formação do aluno.
O Colégio João Paulo I tem esse lado de saúde e bem-estar muito presente na rotina dos estudantes. Tanto é que há 36 anos realiza a Olijopa, uma olimpíada que motiva os alunos no esporte, guiados por valores como respeito e trabalho em equipe. Além das competições, o evento também se destaca pelas ações solidárias como a arrecadação e doação de alimentos, itens de higiene e roupas. Além disso, promove a amizade e atividades culturais, unindo alunos, familiares e a equipe escolar.
“Nosso maior orgulho com a Olijopa é estimular o cuidado e a integração entre os estudantes em todas as etapas do evento, desde a divisão das equipes até a doação dos alimentos. Nosso objetivo é manter o sentimento que a Olimpíada desperta no coração dos alunos, que é de esforço, dedicação, entusiasmo, motivação e, principalmente, de ser a memória afetiva que eles vão levar para a vida”, explica o professor de educação física e orientador do evento, Daniel Rodrigues dos Santos.
Benefícios do esporte
Para o Colégio, os benefícios da atividade física atingem o corpo e a mente, pois o estudante pode usar, nos comportamentos diários a concentração e as habilidades que o esporte proporciona. Pode-se destacar a atenção, a tomada de decisão, a velocidade e o ritmo exigidos durante um exercício, que ajudam a preparar o cérebro beneficiando o aprendizado de disciplinas e a postura positiva diante das situações de vida.
A importância dessas atividades também é de auxiliar no controle do peso, flexibilidade, melhora da motivação e do bem-estar, redução dos sintomas de ansiedade e de depressão, aumento da cooperação entre os colegas, e o desempenho escolar.
O exercício físico quando realizado nas escolas compromissadas, assim como no JOPA, agregam às crianças e adolescentes a sensação de segurança, por terem orientação de profissionais formados, capacitados e que realizam projetos estruturados. A motivação maior do colégio é fortalecer os valores humanos que já são trabalhados em sala de aula, aumentando as chances dos alunos se tornarem adultos ativos no esporte e na cidadania.